NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA (NIP)

Núcleo  Interdisciplinar de Pesquisa (NIP)

O Programa de Iniciação Científica da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM – é coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP) e tem como objetivo o acompanhamento de seus acadêmicos no processo de investigação científica, tecnológica e de inovação, despertando habilidades e incentivando o desenvolvimento da pesquisa nos cursos de graduação.

A Iniciação Científica é um instrumento de ensino/aprendizagem que acompanha os primeiros passos dos acadêmicos no desenvolvimento da pesquisa científica. O programa destina-se a todos os acadêmicos da instituição Finom/Tecsoma que demonstrem interesse pelas atividades de pesquisa durante o seu curso de graduação. A Iniciação Científica pode, portanto, ser definida como um programa de apoio teórico e metodológico para a elaboração e execução de projetos de iniciação à pesquisa, mediante a orientação e acompanhamento dos trabalhos inscritos.

O NIP tem como objetivos fundamentais:

a) O desenvolvimento da aptidão para a pesquisa científica;
b) Fortalecimento dos projetos e linhas de pesquisa da instituição, mediante o envolvimento de seus docentes e acadêmicos em projetos multidisciplinares de estudo.
c) A preparação dos acadêmicos para sua inserção em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu;
d) A busca de parcerias interinstitucionais e integração de projetos de pesquisa com as necessidades da sociedade;

Como participar:

O aluno deve juntamente com um professor/pesquisador da IES que foi escolhido por ele, preparar um projeto de pesquisa cujo objeto de investigação seja passível de ser executado dentro do cronograma e dos recursos disponibilizados na instituição. Após, deve inscrever o projeto de pesquisa no NIP para a avaliação.

Quem pode participar:

O programa destina-se a todos os acadêmicos da instituição que demonstrem interesse pelas atividades de pesquisa e que possuam excelente desempenho acadêmico. Os principais critérios a serem avaliados pelo NIP são:

1) O candidato deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM/ Tecsoma– a partir do 2º período;
2) O candidato não deve ter dependência em disciplinas durante a vigência da bolsa (caso inscrito em programa de bolsa institucional);
3) O candidato deve dedicar – se, semanalmente, às atividades de pesquisa propostas no projeto apresentado.

Para mais informações entre em contato com o NIP através do telefone (38) 3311-2018.

LiveZilla Live Chat Software