NÚCLEO DE EXTENSÃO

APRESENTAÇÃO

     

A Política de Extensão de uma instituição de ensino superior constitui o ponto de intersecção entre ensino e pesquisa, o espaço de articulação entre teoria e prática, sendo elemento de transformação social. Assumindo uma postura dialógica e, portanto, interativa, a Extensão oportuniza à comunidade acadêmica conectar-se aos setores não institucionais, impelindo-a a conhecer e intervir na tessitura social, econômica e cultural na qual está imersa. Em contrapartida e em um movimento recíproco, a IES recebe da comunidade não acadêmica influxos positivos, na forma de revitalização de sua própria identidade e de sua cultura.

As ações extensionistas, dada a sua natureza dinâmica e fluida, transversalizam o currículo acadêmico, abarcando todas as áreas do conhecimento, ganhando concretude na transdiciplinaridade e interprofissionalidade suscitada pelas/nas trocas sociais.

O Manual que ora se apresenta é o resultado do esforço e da sistematização das atividades extensionistas realizadas e em realização na IES e guarda uma visão de futuro importante: a decisão de contribuir com o desenvolvimento acadêmico-profissional, ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento social local e regional e o bem-estar de cada membro da comunidade acadêmica. Objetiva, de um lado, nortear a elaboração de proposta de ações de extensão e, de outro, consolidar o papel do Núcleo de Extensão no fortalecimento da produção e socialização do conhecimento e na democratização transformadora do saber acadêmico, cultural e artístico.

Prof. Dr. Fernando Zelaya

Prof. Ma. Thaís Pereira

 

 

 

LiveZilla Live Chat Software