CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO.

Histórico

A Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM é uma instituição particular de ensino superior, integrante do Sistema Federal de Ensino e mantida pelo Centro Brasileiro de Educação e Cultura - CENBEC.

A FINOM, historicamente, integra-se com a comunidade prestando serviços por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, aliados à produção do conhecimento, em sintonia com a realidade da região, estimulando a interação permanente com as redes de ensino pública e privada.

Por localizar-se em uma cidade histórica – a cidade de Paracatu – essa condição viabiliza a realização de atividades em conjunto com os centros de documentação e história, museus, associações comunitárias, associações comerciais e instituições educacionais, com o desenvolvimento de ações extensionistas de caráter educacional e cultural (palestras, cursos, exposições, conferências, encontros culturais, visitas monitoradas, projetos, estágios supervisionados, ações comunitárias, etc.). Enquanto instituição educacional, a Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, em consonância com a sua filosofia educacional, enfoca o caráter formativo do educando, salientando uma prática pedagógica mais próxima da realidade, que compreende a totalidade do ser humano, por meio do conhecimento produzido a partir da produção dialética.

A FINOM entende a autoavaliação como um processo contínuo por meio do qual a IES constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para tanto, reconhece como necessário:

  • •    Sistematizar informações;
  • •    Analisar coletivamente os significados de suas realizações;
  • •    Identificar suas potencialidade e fragilidades;
  • •    Estabelecer estratégias de superação de problemas.

Tudo isso só é possível se houver uma equipe de coordenação compromissada e motivada, informações válidas e confiáveis e o uso efetivo dos resultados.

Tendo com norte a identidade institucional, definida na missão e nos objetivos previstos no PDI, iniciou-se em 2004 um trabalho de sensibilização e discussão de estratégias com todos os segmentos da Faculdade, para que houvesse uma adesão ampla e pudéssemos atender às peculiaridades de todos os “campi”. Foram nomeadas CPAs de apoio à Comissão Central em todos os “campi”, constituídas com representantes discente, docente, coordenador de curso e funcionário, para auxiliar neste trabalho de conscientização e divulgação da importância da autoavaliação. 

Hoje o processo de autoavaliação está totalmente informatizado. Aluno e professor acessam os questionários por meio do Sistema Acadêmico, e a leitura dos resultados é realizada pela Central de Processamento de Dados.

Após a aplicação dos questionários, os dados são computados, analisados estatisticamente e há cruzamento das informações pela Coordenação de Avaliação. A Coordenação de Avaliação programa também reuniões com os representantes dos segmentos envolvidos e, conjuntamente, discutem-se os resultados obtidos e as propostas estratégicas de mudanças a serem tomadas para a solução dos problemas detectados. Após, elaboram-se relatórios, que são apresentados e amplamente discutidos na Comissão Própria de Avaliação, para lavratura dos relatórios finais, que são encaminhados para todos os setores da FINOM.

A ampla divulgação dos resultados da avaliação e das melhorias deles decorrentes possibilita a continuidade do processo avaliativo e lhe dá credibilidade.

LiveZilla Live Chat Software