Formação acadêmica para docência habilitado no Ensino Fundamental e Médio.
Tem como finalidade o desenvolvimento do acadêmico diante das disciplinas oferecidas em específico de História como nas áreas de prática pedagógica e didática em sala de aula, podendo ser direcionadas para o contato com os discentes do Ensino Fundamental e Médio e/ou em grupo com os próprios colegas.
Visa ao pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão que são os instrumentais necessários para a plena formação e atuação dos professores pesquisadores, tanto no nível médio como fundamental.
| PROFESSOR | TITULAÇÃO |
|---|---|
| Ailton de Souza Gonçalves | Doutor |
| Alana D’arc Magalhães | Especialista |
| Driele Tainara Silva Costa | Especialista |
| Edneya Gomes da Silva Soares | Mestre |
| Erenita Fernandes Ferreira | Mestre |
| Giselda Shirley da Silva | Mestre |
| Magda Maria Pereira | Doutora |
| Maria Célia da Silva Gonçalves | Doutora |
| Núbia Aparecida de Oliveira | Especialista |
| Rosa Jussara B. Silva | Doutora |
| Thais Pereira | Mestre |
| Vandeir José da Silva | Mestre |
| SEMESTRE | MATÉRIA | HORA / AULA |
|---|---|---|
| 1° | Antropologia | 60 |
| 1° | Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I | 30 |
| 1° | Filosofia | 45 |
| 1° | Fundamentos e Didática na Educação a Distância | 60 |
| 1° | Introdução ao Estudo da História | 60 |
| 1° | Linguagens e Códigos | 60 |
| 1° | Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação | 60 |
| Subtotal | 375 | |
| 2° | Atividades Teórico - Práticas de Aprofundamento II | 30 |
| 2° | Didática | 60 |
| 2° | História Local e Regional: Métodos de Ensino | 60 |
| 2° | Metodologia da Pesquisa | 60 |
| 2° | Planejamento e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem | 45 |
| 2° | Pré-História e História Antiga | 75 |
| 2° | Teoria e Metodologia da História | 60 |
| Subtotal | 390 | |
| 3° | Atividades Teórico - Práticas de Aprofundamento III | 30 |
| 3° | Estatística Aplicada à Educação | 60 |
| 3° | Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 60 |
| 3° | História da América I | 75 |
| 3° | História Medieval | 60 |
| 3° | Prática Pedagógica em História I | 100 |
| 3° | Projetos Escolares Interdisciplinares I | 45 |
| Subtotal | 430 | |
| 4° | Atividades Teórico - Práticas de Aprofundamento IV | 30 |
| 4° | Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável | 60 |
| 4° | História do Brasil I | 90 |
| 4° | História Moderna | 60 |
| 4° | Prática Pedagógica em História II | 105 |
| 4° | Psicologia da Educação | 60 |
| 4° | Sociologia | 45 |
| Subtotal | 450 | |
| 5° | Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento V | 30 |
| 5° | Educaç ão das Relações Étnico Raciais e Cultura Afro brasileira e Indígena | 45 |
| 5° | Educação e Direitos Humanos | 45 |
| 5° | História da América II | 60 |
| 5° | Língua Brasileira de Sinais LIBRAS | 45 |
| 5° | Métodos e Técnicas da Pesquisa em História | 30 |
| 5° | Prática Pedagógica em História III | 105 |
| Subtotal | 360 | |
| 6° | Educação para Necessidades Educativas Especiais | 30 |
| 6° | História Contemporânea I | 60 |
| 6° | História de Minas | 45 |
| 6° | História do Brasil II | 60 |
| 6° | Projetos Escolares Interdisciplinares II | 45 |
| Subtotal | 240 | |
| 7° | Estágio Supervisionado I | 200 |
| 7° | História Contemporânea II | 60 |
| 7° | História do Brasil III | 60 |
| 7° | Optativa I | 45 |
| 7° | Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso I | 30 |
| Subtotal | 395 | |
| 8° | Estágio Supervisionado II | 200 |
| 8° | História da África | 60 |
| 8° | Historiografia Brasileira | 60 |
| 8° | Optativa II | 45 |
| 8° | Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso II | 30 |
| Subtotal | 395 |
Portaria de Reconhecimento nº 227 de 22/05/2013, publicada no DOU nº 98 de 23/05/2013
100
Noturno
Licenciatura