Engenharia Mecânica

Conheça o curso e inscreva-se gratuitamente

    O PROFISSIONAL

    O Engenheiro Mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

    SOBRE O CURSO

    O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da faculdade Tecsoma tem o objetivo de qualificar recursos humanos para desenvolver habilidades de planejamento, elaboração, execução e controle de projetos de construção de máquinas, motores, veículos, caldeiras, fornos, ferramentas e outros produtos da indústria mecânica. O curso prepara o acadêmico para planejar, programar, movimentar e cuidar da expedição de produtos. O curso oferece formação completa, onde o graduando aprende a atuar no controle de qualidade, na manutenção de máquinas e instalações mecânicas, na elaboração e análise de projetos industriais e na prestação de assistência técnica. A localização da Faculdade facilita o exercício do estágio, e junto com os laboratórios, propiciam uma formação ampla e sólida.

    MERCADO DE TRABALHO

    A indústria, nos seus diversos ramos, é a principal área de atuação deste profissional, são divididas em setores como:

    • Indústrias têxteis
    • Indústrias mecânicas
    • Indústrias metalúrgicas
    • Indústrias siderúrgicas
    • Indústrias navais
    • Indústrias automobilísticas
    • Firmas de consultoria
    • Gestão de projetos
    • Controle de qualidade
    • Docência Universitária após conclusão de pós-graduação

    CONDIÇÕES ESPECIAIS

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. 

    Vestibular Agendado: é um processo seletivo onde o candidato escolhe a melhor data, dentro daquelas estabelecidas pela instituição;
    Aproveitamento das Notas do ENEM: A Faculdade FINOM admitirá, também, resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério para ingresso na Instituição. Os candidatos deverão apresentar no ato da inscrição uma cópia do boletim de notas. 
    Transferência: a instituição aceita alunos regulares de outra instituição para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente é permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins (sujeito a avaliação curricular); Inscrições aqui 
    Portador de diploma: são aqueles candidatos que já são formados e já possuem um diploma superior. É feita uma seleção semelhante ao processo de transferência (citado no tópico anterior); Inscrições aqui
    ProUni: os candidatos devem fazer a prova do ENEM. Após esse processo, é feita a inscrição no ProUni – Programa Universidade para Todos. O candidato que escolher a FINOM, se aprovado na seleção do MEC, tem uma entrevista marcada com a instituição. 
    FIES: Podem se inscrever no processo seletivo do FIES, em data a ser definida em edital do MEC alunos que não tenham concluído curso superior e tenham participado do ENEM a partir da edição de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota na redação que não seja zero.   
    O NOVO FIES agora é dividido em 3 modalidade. 
    FIES 1: Exclusiva para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade o financiamento é feito pelo governo, os alunos não pagam juros sobre as parcelas, porém há um limite de 100 mil vagas.
    FIES 2: Exclusiva para os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
    FIES 3: Semelhante à modalidade FIES 2, porém aberta às demais regiões do país. Nesse cenário, podem se inscrever para o FIES os estudantes que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. 
     

    Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à Secretaria Acadêmica, conforme instrução no Edital de cada processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela

    1. Uma foto 3x4
    2. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
    3. Declaração original de Conclusão do Ensino Médio ( com data máxima de 30 dias)
    4. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
    5. RG (Original e Cópia)
    6. CPF (Original e Cópia)
    7. Título de eleitor e comprovante da última votação (Original e Cópia)
    8. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
    9. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
    10.Comprovante de Endereço atualizada (Original e Cópia)

    A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o
    Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
     

    É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
    Transferência Externa 
    A Faculdade FINOM aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins. 
    O candidato a Transferência Voluntária deverá apresentar na Secretaria da Instituição os seguintes documentos para fins de análise e emissão da declaração de vaga para IES de origem: 
    I.  Histórico escolar do curso de origem completo e atualizado, contendo graus ou conceitos, carga horária,     créditos obtidos, regime de aprovação, dados do concurso vestibular e decreto de reconhecimento do curso.
    II.  Conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aprovação, autenticadas pela instituição onde foram realizadas e legíveis.

    Vaga destinada a candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
    •Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

    Os portadores de diploma em licenciatura, independente da área de formação, podem cursar a Segunda Licenciatura  nos cursos de História e Geografia e Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva. Os interessados em fazer a Segunda graduação deverão submeter-se a processo seletivo específico para graduados. Nesse caso, a seleção será feita por meio de inscrição e apresentação de documentos.
    Os cursos terão a duração de apenas 18 (dezoito) meses, ou seja, 3 (três) semestres letivos, e serão ministrados na modalidade a distância, com encontros obrigatórios uma vez por mês, sempre no sábado.

    No ato da inscrição o candidato da segunda licenciatura deverá apresentar a seguinte  documentação:
    •    01 foto 3x4;
    •    Diploma da graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar da Graduação (Original e Cópia);
    •    Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia);
    •    RG (Original e Cópia);
    •    CPF (Original e Cópia);
    •    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (Original e Cópia);
    •    Certificado de Reservista (Original e Cópia);
    •    Certidão de nascimento ou casamento (Original e Cópia);
    •    Comprovante de endereço atualizado (Original e Cópia); 

PROFESSOR TITULAÇÃO
Arthur Bernardes Melo Mestre
Daniel José dos Santos Especialista
Davi Araújo Quaresma Lemos Mestre
Diego Gomes dos Santos Mestre
Fernando Antunes Mestre
Jefferson Alexandre Machado Especialista
José Flávio Dias Especialista
Juliana Teixeira Especialista
Leandro de Vilhena Costa Mestre
Ledson Reis Branquinho Especialista
Nanini Castilhos de Rabelo e Sant’ana Mestre
William Evangelista Mestre
Baixar grade
SEMESTRE MATÉRIA HORA / AULA
Álgebra Linear e Geometria Analítica 60
Cálculo I 60
Desenho Técnico Básico 45
Introdução à Engenharia Mecânica 30
Matemática Fundamental 45
Programação Computacional para Engenharia I 45
Química Geral 75
Subtotal 360
Cálculo II 60
Desenho Técnico com auxílio do Computador 45
Física I 60
Métodos e Técnicas de Pesquisa 45
Português Instrumental 45
Probabilidade e Estatística 60
Programação Computacional para Engenharia II 45
Subtotal 360
Cálculo III 60
Ciências do Ambiente 45
Física II 60
Fundamentos de Física Ondulatória 60
Materiais para Engenharia 60
Organização Industrial 60
Subtotal 345
Análise de Circuitos Elétricos 60
Cálculo IV 60
Cálculo Numérico 60
Estática Aplicada às Máquinas 60
Fenômenos de Transporte 60
Metrologia e Avaliação dimensional 60
Subtotal 360
Elementos de Máquinas 60
Eletrônica 60
Termodinâmica I 60
Subtotal 180
Economia para Engenharia 45
Engenharia dos Materiais Metálicos 45
Fenômenos de Transporte II 60
Planejamento e Gestão de Projetos 45
Termodinâmica II 60
Transferência de Calor I 45
Vibrações Mecânicas 60
Subtotal 360
Conformação Mecânica 60
Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios 45
Engenharia dos Materiais não Metálicos 45
Instrumentação 60
Optativa I 45
Resistência dos Materiais II 60
Usinagem dos Materiais 45
Subtotal 360
Comandos Hidráulicos e Pneumáticos 45
Elementos de Máquina II 60
Fundição e Soldagem 45
Manutenção Mecânica 60
Optativa II 45
Princípios de Saúde e Segurança 60
Sistemas Fluidodinâmicos 60
Subtotal 375
Estágio Supervisionado I 75
Ética Profissional e Inovação 30
Projetos de Sistemas Mecânicos 60
Sistemas Térmicos de Potência 60
Sistemas Térmicos de Refrigeração 60
Trabalho de Conclusão de Curso I 60
Subtotal 345
10° Estágio Supervisionado II 90
10° Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania 45
10° Optativa III 45
10° Sistemas de Controle 60
10° Tópicos de Mecânica Automotiva 45
10° Trabalho de Conclusão de Curso II 60
Subtotal 345
VALOR INTEGRAL 20% 30% 40% 50% 60% 70%
1.352,00 R$ 1.081,60 R$ 946,40 R$ 811,20 R$ 676,00 R$ 540,80 R$ 405,60
Portaria de Reconhecimento nº 668 de 05/10/2018, publicada no DOU de 08/10/2018.

Diego Gomes dos Santos

Coordenador(a) de Engenharia Mecânica
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2013) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é coordenador e docente do Curso de Engenharia Mecânica da faculdade Tecsoma. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em processos de fabricação, seleção econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: solda de alumínio, análise metalúrgica, microdureza e propriedades em liga Al-3%Cu; tratamento térmico T6;
mecanica@tecsoma.br
PORTARIA

Portaria de Reconhecimento nº 668 de 05/10/2018, publicada no DOU de 08/10/2018.

N° DE VAGAS

100

PERÍODO

Noturno

NÍVEL

Bacharelado

INFRAESTRUTURA

A faculdade FINOM dispõe de uma moderna infraestrutura, contando com laboratórios de pesquisa, engenharias, fazenda escola, oferecendo qualidade e amplo espaço onde toda tecnologia de ponta está à disposição dos seus alunos.

LiveZilla Live Chat Software