Sarah Gomes Coelho de abreu Piau Cury

O início das férias é aguardado com muita ansiedade. Depois de tanto trabalho duro na faculdade ou na empresa, tirar uns dias de folga é recompensador. Além de dormir mais e se divertir, podemos nos organizar para aproveitar melhor cada momento. Por mais tentador que seja, não fique só turistando da sala para a cama e dormindo até tarde, eim? 

 

Vamos aproveitar o máximo que der e aprender bastante. Para te ajudar, eu selecionei doze dicas imperdíveis para você aproveitar melhor seus dias de folga. Confira abaixo:

 

Dica #número1: faça uma caminhada ao ar livre.

 

Pesquise em sua cidade locais para fazer uma caminhada ou trilha. Chame os amigos para irem junto com você e de preferência convide alguém que conheça a região. Fazer trilha é uma atividade totalmente gratuita. Só não se esqueça de levar um lanche, água, produtos de primeiros socorros e a câmera fotográfica, é claro.

Tudo fica melhor e mais divertido com amigos, por isso convide quem você quiser. Se você é um trilheiro de primeira viagem, procure pesquisar bastante e tirar todas as suas dúvidas antes de ir. O ideal é escolher uma trilha conhecida, de nível fácil, com poucas inclinações e de curta distância. Não esqueça de incluir seus amigos no planejamento.

 

Dica #número2: faça um curso de curta duração

 

Você conhece a plataforma Udemy? É um aplicativo que oferta cursos variados e de curta duração. Com dedicação você pode concluir um curso em até dois dias. São assuntos que variam, como educação, marketing, tecnologia da informação e muito mais. Além do período que é pequeno, os cursos são acessíveis, e você encontra ótimas opções entre 30 a 60 reais.

O período das férias também é uma excelente época para dar um upgrade no currículo. Então aproveite o tempo para estudar assuntos do seu interesse.

 

Dica #número3: aprenda um hobby novo

 

Existem algumas profissões que vale a pena aprender por hobby ou até mesmo para ter a experiência de trabalho. Aprender um novo hobby é sempre prazeroso, além disso, pode ainda te diferenciar no mercado de trabalho. Do que você gosta?

Você pode investir tempo aprendendo novas receitas, fazendo pinturas, aprendendo design de interiores, fotografia, artesanato e muito mais.

 

Dica #número4: seja um voluntário

 

Ser voluntário em algum projeto social é uma forma altruísta de passar as férias. Existem vários projetos que acontecem neste período, principalmente por ser recesso acadêmico. Um exemplo é o projeto Rondon, do ministério da defesa. Para participar, a instituição de ensino deve propor um projeto junto com os alunos e esperar a classificação.

Existem muitas outras ongs que prestam trabalhos sociais em tribos indígenas, em países subdesenvolvidos ou pobres, onde existem pessoas que carecem de atendimentos de saúde, educação e que precisam de melhorias na infraestrutura.

Você pode ajudar na pintura e reforma de centros de saúde, dando aulas, contando histórias, brincando com crianças, ensinando sobre saúde e higiene e muito mais. Participar de um projeto social colabora com seu desenvolvimento humano, pois você aprenderá grandes lições. Você não precisa ir a outro país para ajudar, também é possível elaborar um projeto local.

 

Dica #número5: praticar um esporte

 

Outra atividade barata e que pode trazer mais energia para seus dias de folga é o esporte. Você pode praticar corridas, caminhadas, musculação nas academias livres, ciclismo, futebol ou ainda, se puder investir, praticar lutas, natação, tênis e muito mais.

A prática do esporte não deve ser feita apenas no período das férias. O esporte é muito importante para a saúde do ser humano. Você pode emagrecer, manter o coração saudável, ter uma noite melhor de descanso, entre outros benefícios.

 

Dica #número6: aprender um idioma

 

Férias também é aprendizado. O dia a dia é sempre corrido, nas férias você pode aproveitar o tempo livre para utilizar aplicativos como o duolingo, e aprender uma nova língua. É claro que para falar de forma fluente, é necessário mais tempo de estudo. Mas tudo tem um começo, não é?

Todo o estudante deve priorizar o estudo de línguas estrangeiras. O mercado de trabalho é extremamente competitivo e você deve se preparar para estar entre os melhores. O mec também lançou um curso de Inglês totalmente gratuito. Para ter acesso a plataforma e saber se você tem direito, clique aqui.

 

Dica #número7: Maratona de filmes e séries

 

Você sabia que existem muitos filmes na sua área de atuação? Faça uma lista de filmes relacionados a sua formação e comece uma maratona cultural. Se você é estudante de Direito, por exemplo, recomendo assistir os seguintes filmes:

- As duas faces de um crime

- Série: The good wife

- O Júri

- Série:  o povo contra O. J. Simpson

- Série: Olhos que condenam

- O Julgamento de Nuremberg

Além de aprender com histórias verídicas, assistir filmes ou séries também é lazer. Outra dica é assistir filmes motivacionais e sobre empreendedorismo, nunca se sabe quando uma ideia pode surgir.

 

Dica #número8: Empreenda

 

Quem disse que você não pode juntar uma grana durante as férias? Tudo bem, férias servem para descansar mesmo, mas se você estiver precisando levantar um valor ou se estiver querendo viajar para outro país, você pode se organizar e trabalhar nestas férias para viajar na próxima.

Existem várias coisas a se fazer para juntar dinheiro. Você pode vender doces, bolos, salgados. Pode fotografar, gerenciar mídias, ser assistente de eventos ou dar aulas particulares. Utilize seus dons para ganhar dinheiro. Através do Instagram você poderá ofertar seus produtos para outras pessoas. Outra forma de divulgar é entregar panfletos para seus amigos. Nesta hora toda a criatividade é bem-vinda.

 

Dica #número9: Coloque a leitura em dia

 

Assim como os filmes, a leitura é muito importante. Através dela, você melhora seu vocabulário, sua interpretação de texto e aprende um conteúdo novo.

Pode ser revista, livros de romance, histórias em quadrinhos ou até mesmo artigo científico. O importante é aproveitar o tempo para se enriquecer através da leitura. Vou deixar abaixo algumas sugestões de livros também:

- Me Poupe: Nathalia Arcuri

- Nunca foi sorte: Adriana Santana

- Como as democracias morrem: Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

- A Revolução dos Bichos: George Orwell

- Prisioneiros da Mente: Augusto Cury

 

Dica #número10: Faça uma viagem

 

Que seja na cidade vizinha, o importante é sair um pouco e se aventurar. Você pode aprender muitas coisas divertidas por aí. Cada viagem é uma experiência diferente. Aproveite as suas férias para conhecer lugares novos, pessoas diferentes, culturas e sabores. Veja aqui para ver a lista dos países mais baratos para viajar, segundo o site de pesquisas Uol.

 

Dica #número11: Tire um tempo para cuidar da sua saúde emocional

 

O que muitas vezes não percebemos é que a saúde emocional está se desgastado com a vida agitada que costumamos levar. As férias é um momento propício para parar e pensar em sua trajetória. Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física.

Segundo profissionais, todas as pessoas deveriam passar por um psicólogo em algum momento de suas vidas, mesmo sem estarem doentes. Aproveite suas férias para se consultar com um psicólogo ou conversar com amigos e familiares de sua confiança.

#asuafelicidadeimporta

 

 Dica #número12: Organize-se para o próximo semestre

 

Elabore um planejamento para que o próximo semestre seja ainda mais produtivo. No último semestre você conseguiu completar todas as suas atividades? Se a respostar for não, então é preciso elaborar um planejamento [real] de atividades a serem feitas e antes mesmo de começar, você deve se comprometer com este planejamento.

O período das férias é ideal para criar um planner, uma vez que você está descansado e tranquilo. Com a mente livre é possível definir objetivos e metas com maior clareza e eficiência.

As dicas ficam por aqui. Agora é aproveitar o máximo que puder! Espero que suas férias sejam ótimas e que você aprenda bastante.

Até a próxima! Beijos de luz.