Sarah Gomes Coelho de abreu Piau Cury

O curso de Medicina Veterinária tem atraído mais estudantes todos os anos. O profissional é responsável por tratar as doenças dos animais de pequeno e grande porte e ainda, os animais silvestres.

O veterinário pode indicar métodos de prevenção e cuidado dos animais, sendo responsável por seu bem-estar. O profissional pode atuar com pesquisas, controle de qualidade, na produção agropecuária, no desenvolvimento de novos produtos agroalimentares e muito mais.

Existem diversas áreas para se trabalhar. Além de cuidar dos animais, é possível também cuidar com a sustentabilidade do meio ambiente, sabia dessa?

O mercado tem crescido constantemente, seja pela divulgação sobre os cuidados com os animais, valorização familiar dos animais domésticos e também pela necessidade de cuidados especializados.

Agora nós vamos apontar algumas áreas de atuação para você compreender ainda melhor sobre a carreira. Leia abaixo:

1. Clínica e cirurgia

É considerada a área mais comum. É também a mais conhecida pelas pessoas e a consequentemente a mais procurada. O médico poderá efetuar o atendimento na clínica ou como home care, dependendo do caso.

Neste segmento, o profissional fará atendimentos de emergência, consultas, exames e caso necessário, a cirurgia. Os problemas também são diversificados. O médico veterinário poderá atender pacientes com problemas ortopédicos, fará ultrassonografias, exames relacionados a nutrição animal, problemas dermatológicos e muito mais.

2. Saúde pública

Essa é uma especialização muito importante, pois lida direto com as doenças que os animais podem transmitir aos humanos. Nessa área o médico veterinário lida com a pesquisa, prevenção e controle de doenças transmissíveis. ]

Já ouviu falar de controle de zoonoses? São unidades de saúde pública criadas pelo governo para garantir a saúde dos animais e da população. É possível atuar nessa área através de concurso público ou em laboratórios terceirizados.

3. Ensino

Como nas demais carreiras, aqueles que amam ensinar, também poderão atuar como docentes do ensino superior após especialização. O setor acadêmico também oferece inúmeras possibilidades, principalmente para aqueles que gostam de atuar na área da pesquisa. As oportunidades estão concentradas nas universidades públicas e particulares, mas também é possível encontrar vagas em escolas técnicas, e também como consultor empresarial.

4. Pesquisa

Na pesquisa ou setor de desenvolvimento, o médico veterinário poderá criar métodos para reprodução animal, clonagem, transgenia e melhoramento genético. É um segmento em desenvolvimento no Brasil, por isso, se você se identificar, procure, desde a faculdade focar neste assunto.

5. Veterinária Esportiva

Como o nome sugere, é a parte da medicina que cuidará dos esportes que envolvam animais. O médico veterinário poderá tratar as lesões futuras, os cuidados gerais e monitorar desempenho e a saúde do animal que competiu.

6. Vigilância e inspeção

As outras áreas atuam diretamente com o animal, mas neste caso, o médico veterinário vai trabalhar na inspeção de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, como frigoríficos, supermercados, em empresas de apicultura e muito mais.

A vigilância é muito importante, uma vez que impede danos à saúde do homem, é uma área com responsabilidade alta, pois lida diretamente com o consumo e a procedência dos alimentos. Essa função é conhecida por ser lucrativa e por ter flexibilidade de horários.

Conheça outras áreas onde o profissional pode atuar, acessando o site do conselho federal de Medicina Veterinária aqui

Gostou do assunto? Não vá embora sem deixar o seu comentário.