Yoseling Coromoto Flores Laya

Jornalista com cabeça de publicitária. Apaixonada por viagens, séries, natureza e fotografia. Mas só para constar, eu gosto mesmo é de escrever.

 

Vale a pena fazer faculdade? 8 razões que vão te convencer!

Apesar de o curso superior ser tradicionalmente visto como a melhor forma de se preparar para a vida profissional, muitas pessoas se perguntam se vale a pena fazer faculdade hoje em dia. Um dos motivos é o pessimismo em relação ao cenário econômico do país e às dificuldades enfrentadas por quem está em busca de emprego.

Outro motivo é o destaque dado às histórias de grandes empresários que construíram um patrimônio milionário, ou até mesmo bilionário, como é o caso de Mark Zuckerberg e Bill Gates, sem ter um diploma. Embora suas trajetórias realmente sejam admiráveis, isso não significa que o Ensino Superior não faça diferença na construção de uma carreira.

Diante disso, preparamos uma lista com 8 razões para você não ter mais dúvidas de que ainda vale a pena fazer faculdade. Quer saber quais são elas? É só continuar a leitura!

1. Valorização no mercado de trabalho

É verdade que o mercado de trabalho é um ambiente de bastante competitividade, principalmente em tempos de crise econômica. Para conquistar uma boa vaga, muitas vezes é preciso disputá-la com muitos outros profissionais, passando por várias etapas do processo de recrutamento e seleção.

Mas é justamente isso que reforça a importância de fazer um curso superior. Com uma graduação no currículo, você passa a ser ter mais valorização no mercado, tendo acesso a oportunidades que outros indivíduos não conseguem aproveitar. Mesmo com algumas pessoas pensando que não vale a pena fazer faculdade, o fato é que isso segue sendo um grande diferencial competitivo.

2. Crescimento pessoal e profissional

Pode ser que você nunca tenha gostado muito de estudar na época da escola e, por isso, pense “Não quero fazer faculdade. Vou me dedicar a uma carreira que não dependa disso!”. Naturalmente, essa é uma escolha que você pode fazer, e não necessariamente significa que não vai ter sucesso no futuro.

Só que é importante entender que a experiência de fazer um curso superior vai muito além de adquirir conhecimentos específicos para trabalhar em uma área. O ambiente acadêmico também desenvolve o pensamento crítico, o respeito pela diversidade, a autonomia para resolver problemas e outras características fundamentais para seu crescimento pessoal.

3. Oportunidades de networking

Se decidir cursar uma graduação, você vai passar alguns anos convivendo quase que diariamente com alunos e professores, tanto na sala de aula quanto em eventos acadêmicos — palestras, seminários, congressos, simpósios, entre outros. Ao fim desse tempo, você terá uma considerável lista de contatos de profissionais da sua área e também de outras.

Assim, esse é mais um motivo pelo qual vale a pena fazer faculdade. Isso porque ter uma rede de contatos profissionais ajuda a abrir portas no mercado de trabalho e a gerar parcerias de negócios, ampliando o leque de oportunidades na carreira.

4. Boa remuneração

Embora existam casos como os dos bilionários que citamos no início deste post, que fizeram fortuna sem terem concluído a faculdade, na maioria das vezes não é isso que acontece. Pelo contrário, o que se observa no mercado é que profissionais graduados recebem salários mais altos.

De acordo com uma pesquisa de 2018, fazer uma faculdade aumenta o salário em 25% — e o percentual é ainda maior para quem segue se qualificando com pós-graduações. Logo, investir nos estudos é algo que traz retorno financeiro.

5. Mais conhecimento e experiência

Tem alguma área que desperta seu interesse? Você pode unir o útil ao agradável e se tornar um expert no assunto. Na faculdade, você terá a chance de aprofundar os conhecimentos enquanto descobre como eles podem ser usados no mercado de trabalho.

Além disso, esse ambiente ainda proporciona outras experiências enriquecedoras. Participar da comissão de formatura, por exemplo, ajuda a desenvolver habilidades de gestão financeira, gestão de conflitos, negociação de contratos e organização de eventos, entre outras.

6. Possibilidade de construir uma carreira

Outra razão pela qual vale a pena fazer faculdade e que profissionais com uma educação formal podem direcionar a carreira com mais precisão. É possível focar uma área de atuação na hora de buscar um emprego e, a partir daí, seguir se qualificando para subir de cargo e conquistar remunerações ainda melhores.

Para quem não faz faculdade, a situação é um pouco mais complicada. Muitas pessoas acabam passando de um emprego para outro, transitando entre diferentes áreas, apenas porque precisam do salário. As chances de ascensão profissional são muito menores.

7. Acesso ao emprego dos sonhos

Existem muitas profissões que só podem ser exercidas por quem tem diploma de nível superior. MedicinaEnfermagemPsicologiaDireitoEngenharia Civil e Arquitetura, entre diversas outras, são carreiras que você só poderá seguir se fizer uma faculdade primeiro.

Se o seu emprego dos sonhos é em alguma área que tem essa exigência, estudar bastante é a única opção. Afinal, vale a pena fazer faculdade para ter a oportunidade de trabalhar com aquilo que você sempre quis.

8. Mais chance de alcançar os objetivos profissionais

Fazer um curso superior é uma maneira eficaz de se qualificar para atingir seus objetivos. Se você já trabalha em uma empresa e quer chegar a um cargo de liderança, por exemplo, obter uma formação na área de gestão vai aumentar as suas chances. O mesmo vale para quem quer mudar de área. É preciso se qualificar para ter condições reais de conquistar um espaço no mercado de trabalho.

Para começar a ir atrás dos seus objetivos e aproveitar todos os outros benefícios que listamos, o primeiro passo é escolher qual faculdade fazer. Nesse processo, leve em conta as áreas com as quais você se identifica e faça uma pesquisa aprofundada não só sobre as opções de cursos, mas especialmente sobre como é a atuação profissional em cada ramo.

Depois de compreender que vale a pena fazer faculdade e escolher o curso ideal para você, é só selecionar uma instituição de ensino de qualidade para conquistar o seu diploma. Assim, você terá o preparo necessário para se destacar no mercado de trabalho e dar início a uma carreira promissora.