Sara Alves Ribeiro

Jornalista com cabeça de publicitária. Apaixonada por viagens, séries, natureza e fotografia. Mas só para constar, eu gosto mesmo é de escrever.

 

A cada ano mais mulheres entram para mercado de trabalho, isso segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Hoje, as mulheres ocupam cargos que há algumas décadas seria impossível. Mais que ingressar no mercado, elas passaram a ter funções de destaque, são diretoras de organizações, presidentes ou até mesmo proprietárias.

Nos empreendimentos familiares, muitas vezes, elas ocupam o cargo de gestoras de recursos humanos e financeiros. No entanto, isso também vem mudando, e muitas decidem liderar a empresa no todo.

Um exemplo disso é a jornalista e vlogueira Nathalia Arcuri. É dona do canal Me Poupe! com aproximadamente 4 milhões de inscritos. Em sua conta no instagram ela descreve como começou a empresa e ensina milhares de pessoas a crescerem financeiramente. Seu canal emprega 20 pessoas e rende muito dinheiro. Recentemente teve seu projeto de reality show aprovado pela TV Band. A partir de outubro, a educadora financeira vai tirar pessoas do vermelho em canal aberto. 

Com o mercado de trabalho cada vez mais aberto a elas, abrir o próprio negócio passou a ser considerado uma grande oportunidade de crescimento. Mas construir uma marca de sucesso é trabalho para a vida toda. Exige muita preparação, esforço e dedicação.

Empreender não é algo tão simples assim, no entanto, as mulheres podem se sair muito bem, pois desenvolveram características imprescindíveis no trabalho de gestão de empresas. Veja abaixo quais são:

1. Pessoal x profissional

Para ter sucesso é preciso saber diferenciar os assuntos pessoais dos profissionais, seja na gestão do tempo ou do dinheiro. É importante ter metas claras e objetivos bem definidos. Neste sentido as mulheres conseguem se sair muito bem, pois geralmente são mais organizadas.

2. Profissionais multitarefas

Elas são mães, estudantes, donas de casa, cozinheiras, trabalham fora e muito mais. Por serem profissionais multitarefas, elas são ágeis na resolução de trabalhos e cuidam das demandas com mais eficiência.

3. Flexibilidade e participação

Geralmente, as mulheres são profissionais que colocam a mão na massa e se entregam aos projetos, apoiam e participam de trabalhos em equipe. O resultado disso são colaboradores mais engajados no sucesso da empresa.

Aqui no Brasil temos muitos casos de mulheres empreendedoras que tiveram êxito. Vamos citar três delas para inspirar você. Confira abaixo:

Luiza Trajano

Você conhece o Magazine Luiza? Esta empresa nacional vale bilhões e foi fundada pela Luiza Trajano, que nasceu no interior de São Paulo. Ela criou uma marca que até hoje é sucesso no varejo. A empresa cresceu tanto que já fatura os seus 8 dígitos. Luiza aprendeu a vender logo cedo, estudou, trabalhou duro, ousou, arriscou e venceu. Atualmente o valor de mercado do Magazine Luiza é de ‎R$ 30,828 bilhões de reais.

Anitta

O furacão Anitta não para de surpreender. Saiu do Honório Gurgel para o mundo. É chamada de um “caso de marketing” e ganhou inúmeros prêmios musicais. Além do seu esforço constante no trabalho, ela não poupa estudo e sempre busca desenvolver-se tecnicamente. Pesquisou mercado, tendências, público e sempre se manteve com muita confiança e atitude em seu negócio. Hoje, Anitta joga mais 200 mil reais de cache "bem na sua cara", fora os milhões para estrelar uma campanha publicitária. Seu patrimônio foi avaliado em 770 milhões até o ano passado.

Nathalia Arcuri

Ela começou o seu canal em 2015 após sair de uma emissora bem conhecida, o SBT. Seu objetivo é ajudar pessoas a resolverem seus problemas financeiros e em alguns vídeos relata que também teve a iniciativa para ajudar as mulheres que se submetiam à violência doméstica por não terem renda. Ela lutou contra preconceitos no meio profissional e fundou o seu canal de finanças no youtube, que hoje possui quase 4 milhões de inscritos. Ela faturou quase 9 milhões de reais com o canal, e segundo estimativas, o valor deve dobrar em 2019. 

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