O fisioterapeuta, Vinícius Biulchi, o qual também é professor na Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, e, atua ainda como coordenador da Fisioterapia Intensiva( UTI), no Hospital Municipal de Paracatu, participa da pesquisa relacionada a ações de enfrentamento do CONVID-19, por meio do auxílio e orientação a Charles Fernandes Pereira, acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro ( IFTM/Paracatu-MG). Essa parceria envolve também os docentes: Altair Fábio Silvério e Lucas Rodrigues de Almeida ambos do IFTM/Paracatu.
Vinícius Biulchi foi convidado para participar desse projeto importante, tendo em vista sua experiência na área deste estudo. Essa iniciativa de professores e estudante do ensino superior se baseia na tecnologia nacional, usando produtos encontrados no mercado brasileiro para construção de respiradores, e, consequentemente reduzindo os valores desse suporte para melhor atendimento dos pacientes com síndrome respiratória grave, ocasionada pelo COVID-19. Nesse sentido, percebe-se nessa iniciativa o objetivo de ensino , pesquisa e extensão entre essas instituições de ensino da rede pública e da rede privada.
Dessa forma, o respirador em processo de construção e testes custará cerca de dezesseis vezes menos que aqueles disponibilizados, hoje, no mercado, com custo de aproximadamente de R$ 33.000,00. Essa parceria coloca Paracatu ,no cenário do Brasil, de pesquisas que visam ao enfrentamento do COVID-19, além de ser um benefício para a população local, perante uma necessidade desses respiradores. Assim, destaca-se a busca por outras possibilidades de docentes e estudantes no tocante a essa pandemia.
A esses profissionais, nossos parabéns.
Autor: Claudia Peres
Revisão: Christiane Renata