CURSO DE HISTÓRIA CRIA PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Escrito por
Redação Finom
Publicado em
04/06/2019

Os professores da Faculdade Finom e Tecsoma realizaram nesta quinta-feira, dia 30 de maio, uma atividade de Extensão intitulado “Educação patrimonial: Conhecer para valorizar e preservar”. A atividade foi realizada em parceria com a Escola Estadual Altina de Paula Guimarães localizada em Paracatu no bairro Vila Mariana. O público-alvo foram os alunos de três turmas do Terceiro Ano da Referida Instituição de Ensino.

O projeto desenvolvido pelos docentes da escola em parceria com a Faculdade Finom foi constituído de diversas etapas, sendo, o trabalho de campo dividido em visita ao Museu Histórico de Paracatu, Casa da Cultura e visita ao Núcleo Histórico tombado pelo IPHAN como patrimônio cultural.

O projeto de Extensão foi coordenado pela Ms. Edneya Gomes da Silva Soares e Jacirema das Neves Pompeu (Doutoranda e docente da Faculdade Finom/Tecsoma e Escola Estadual Altina de Paula), tendo a participação dos professores doutorandos Vandeir José da Silva e Giselda Shirley da Silva, que atuam no curso de História. Eles foram os responsáveis pela visita guiada ao Núcleo Histórico.

Segundo a coordenadora do curso de História, Edneya Gomes, o objetivo foi realizar uma educação patrimonial que possibilitasse aos jovens estabelecer uma relação passado/presente, (re) valorizando o patrimônio histórico e cultural da cidade.

A inciativa deu-se a partir do entendimento de que o envolvimento de alunos da educação básica viabilizaria uma forma diferenciada de ver o patrimônio.

Para o professor Vandeir Silva é muito importante conhecer os bens culturais, viabilizando aos discentes, condições de apreciar e (re) pensar o patrimônio cultural local e regional, principalmente por que Paracatu é uma cidade colonial com Núcleo Histórico tombado pelo IPHAN a nível nacional.

A visita contemplou passeios na Igreja Matriz de Santo Antônio, uma edificação religiosa setecentista e a Igreja de Santana e de Nossa Senhora do Rosário, que também tombada pelo IPHAN.

A visita foi importante pois os alunos puderam observar as edificações na área interna, os bens integrados e o cenário que remete aos tempos coloniais. O curso de história da faculdade Finom, proporciona aos estudantes vivência na área, aproveitando todo o contexto histórico da cidade para ensinar os alunos na prática.

Outras Notícias

LiveZilla Live Chat Software