No dia 20 de junho, alunos do curso de Biomedicina, participaram de uma visita técnica na Kinross, conhecendo de perto a Casa Kinross, o Laboratório químico, a represa e a mina de desmonte.
A primeira parada foi à Casa Kinross localizada no centro de Paracatu. Foi uma visita importante, pois os alunos tiveram acesso à história de Paracatu desde o século 18 até o presente. Essas informações trouxeram a compressão sobre a evolução histórica do município.
Em seguida os alunos participaram de uma palestra no laboratório químico da kinross, objetivo maior da visita. Lá os alunos tiveram acesso à todas as técnicas de exame empregadas no processo de análise do ouro e, inclusive, o acesso às análises ambientais.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a barragem e a mina de desmonte, permitindo uma melhor compreensão de ações da empresa. Os alunos puderam notar a responsabilidade com a segurança em todo o processo de mineração por parte da empresa.
Segundo a aluna Karine Silva Dantas Neto, a visita foi muito interessante, pois teve a oportunidade de entender o desmonte das rochas. “Amei conhecer o laboratório químico e as etapas para obter o ouro. Foi tudo foi muito legal. Eu não sabia que a casa Kinross ficava no centro da cidade e gostei muito de saber que ela preserva a história de Paracatu”, conclui Silva.
As visitas técnicas têm o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos, principalmente para que tenham vivência com as diferentes áreas de atuação. Na Kinross, eles aprenderam que podem atuar na indústria e na análise ambiental.