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CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO.

Apresentação

 O processo de autoavaliação da FINOM visa à implantação de uma cultura num processo reflexivo, sistemático e contínuo sobre a realidade institucional. A análise contínua da ação educativa, buscando vê-la com clareza e abrangência, torna possível a revisão e o aperfeiçoamento das práticas educacionais, tendo com referências o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A informação e divulgação, de forma célere e segura, dos dados obtidos por meio dos diferentes instrumentos, aos segmentos da Faculdade, garantem a democratização das ações e uma gestão profissional e eficaz. 

As orientações e instrumentos propostos na avaliação da FINOM baseiam-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares dos Cursos (DCNs) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A Instituição desenvolve um processo de autoavaliação desde 2002. O Programa de Avaliação Institucional está, desde 2004, sob a responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA), constituída por representantes da comunidade em geral, do corpo técnico-administrativo, alunos e professores. Adota uma metodologia participativa, que traz para o âmbito das discussões as opiniões de toda a comunidade acadêmica, de forma aberta e cooperativa, utilizando diversos instrumentos e métodos combinados, conforme necessidades e situações específicas. 

Os métodos adotados partem do individual para o coletivo, favorecendo a convergência dos dados em torno de objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados. Buscando construir um conhecimento amplo de sua atividade-fim, o corpo discente avalia os docentes no exercício das aulas teóricas e práticas; o corpo docente avalia suas turmas de alunos e se autoavalia. Ocorre, ainda, a avaliação dos eventos, cursos de extensão e de pós-graduação. As atividades institucionais, as administrativas e os serviços oferecidos pela Instituição também são avaliados. Assim, todos os segmentos da vida acadêmica e administrativa são envolvidos nesse processo de autoconhecimento e do (re)pensar institucional, sendo responsáveis pelo seu desenvolvimento, pela discussão dos resultados e implementação de melhoria, ponto alto de todo esse processo.

Os resultados sistematizados são divulgados aos segmentos internos, e amplamente discutidos, quando são indicadas formas de intervenção, objetivando mudanças e melhorias do Curso, da Instituição como um todo, e de cada uma de suas partes. 

A CPA acompanha, ainda, bimestralmente, o aproveitamento discente. Os problemas detectados quanto aos procedimentos metodológicos e didático-pedagógicos, bem como as alterações da matriz curricular são discutidos amplamente nas reuniões de colegiados e nos encontros de professores e coordenadores. 

Assim, a avaliação é uma poderosa ferramenta de adequação entre o idealizado e o concretizado, criando condições para reflexão coletiva sobre as ações institucionais e promovendo a qualidade da oferta educacional em todos os sentido.

Composição

Relação nominal dos componentes da CPA 

Portaria Interna FINOM PARACATU Nº 009/2014 de 09 de setembro de 2014

•    Profº André Rocha Duarte (Docente)
•    Marcelo Pereira da Silva (Técnico Administrativo)
•    Caio Resende (Discente de Graduação à Distância)
•    Profº Thiago da Costa Gonçalves (Docente – Coordenador da CPA)
•    Andreia Rodrigues da Costa (Discente de Graduação Presencial)
•    Cristiano Nogueira Alves Ferreira (Técnico Administrativo)
•    Edna Souza Rodrigues (Técnico Administrativo)
•    Profª Edneya Gomes da Silva Soares (Docente)
• Geraldo Benedito Batista de Oliveira (Representante da Sociedade Civil Organizada)
•    Ivan Melo Franco Dias (Representante da Sociedade Civil Organizada)
•    José Vilmondes Júnior (Discente de Graduação Presencial)
•    Nelson Ivan Biulchi (Representante da Sociedade Civil Organizada)  

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