Disable Preloader

No dia 19 de abril do corrente ano foi realizada na Casa da Cultura de João Pinheiro a Oficina “Patrimônio Cultural e Pesquisa”, fruto da parceria da Faculdade FINOM e Secretaria da Cultura do referido município. A Oficina teve como alvo os acadêmicos dos cursos de História e Geografia da Educação a Distância, contando ainda com a presença de alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade TECSOMA e pessoas da comunidade pinheirense.

A Coordenadora dos cursos de História e Geografia, Ms. Edneya Gomes em parceria com os professores Ms. Vandeir José da Silva e Ms. Giselda Shirley da Silva planejaram a estrutura da Oficina, sendo o trabalho realizado abordando as temáticas de Patrimônio Cultural, Pesquisa e História Local e Regional. O objetivo foi estimular os acadêmicos a refletir sobre patrimônio cultural e seu papel em relação a educação patrimonial e na preservação/divulgação dos bens culturais, importantes na construção da identidade.

A abertura da Oficina foi realizada pela Drª Maria Célia da Silva Gonçalves, Professora da Faculdade FINOM e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de João Pinheiro. A Drª. Maria Célia deu as boas vindas aos acadêmicos e falou da relevância da Oficina para se pensar a temática e o papel do professor na realização de ações educativas que promovam a educação patrimonial como um exercício de cidadania.

A professora Ms. Giselda Shirley discorreu sobre patrimônio cultural, conceitos, tipologias e formas de proteção (tombamento, registro, inventário). Apresentou os bens culturais brasileiros inscritos na lista da UNESCO como patrimônio mundial, os bens protegidos pelo IPHAN, IEPHA e município. Abordou a importância da educação patrimonial para se conhecer e divulgar os bens culturais.

O Ms. Vandeir falou da história local e regional e como o pesquisador deve contribuir na construção/reconstrução dessa trajetória, devendo nortear seu trabalho com rigor metodológico na construção do conhecimento histórico/geográfico.

Após a palestra do Ms. Vandeir houve a participação da Deputada Federal Raquel Muniz, Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados a qual salientou a relevância de trabalhos educativos na divulgação da cultura e a valorização do patrimônio cultural. Parabenizou a parceria da Faculdade FINOM com a Secretaria de Cultura de João Pinheiro para esta ação educativa importante na formação dos acadêmicos.

Outras Notícias

LiveZilla Live Chat Software