Faculdade FINOM


  • Agosto - 2017
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
       
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
       
    11 - Dia do Estudante

    19 - Sábado letivo
    20 a 25 - Matrículas de dependência e alteração de disciplina

    :: calendário 1º semestre PRESENCIAL :: calendário 2º semestre PRESENCIAL :: calendário 1º semestre EAD/POS :: calendário 2º semestre EAD/POS
Responsabilidade Social é na FINOM


FACULDADE TECSOMA
Universia do Brasil

Alunos do curso de Agronomia realizam visita técnica na Embrapa em Brasília




No dia 19 de maio de 2017 os alunos do 5º, 7º e 9º períodos do curso de Agronomia da Faculdade Finom realizaram uma visita à EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília-DF. A Profª. DsC. Telma Miranda dos Santos e o Prof. DsC. Valdeir Dias Gonçalves acompanharam os alunos na visita. No período da manhã, os alunos e professores puderam aprimorar seus conhecimentos ao assistirem palestras com pesquisadores renomados.

A primeira palestra foi ministrada pela Drª. em Microbiologia Marlinda Lobo de Souza com o tema “Microbiologia com ênfase em vírus: controle biológico de pragas”. A Embrapa vem realizando pesquisas e desenvolvendo produtos à base de vírus. De acordo com a pesquisadora, existem vários exemplos de uso de vírus no controle de lagartas, especialmente Baculovirus, os quais não adquirem resistência.

A segunda palestra foi proferida pela Dr.ª Lilian Botelho Praça, engenheira agrônoma responsável pelo Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas e pela Coleção de Bactérias de Invertebrados. Segundo a técnica e pesquisadora Dr.ª Lilian, vários bioinseticidas já foram desenvolvidos pela instituição, especialmente para o controle de pragas agrícolas, mas também já contribuíram com pesquisas voltadas para o controle de vetores de doenças como dengue, Zica e Chikungunya.

A última palestra do período da manhã foi apresentada pelo pesquisador Ms. Francisco Schmidt cujo tema abordado foi Controle Biológico: parasitoides e predadores. O pesquisador enfatizou os benefícios da adoção do controle biológico como alternativa ao controle químico, assim como as dificuldades enfrentadas pela não adoção de inseticidas seletivos, o que resulta em redução dos inimigos naturais.

Durante a tarde
Após o almoço os alunos retornaram para a última palestra que foi apresentada pelo Dr. Emanuel Abreu. O analista falou sobre a importância do melhoramento genético de plantas, das ferramentas biotecnológicas utilizadas e das novas pesquisas com plantas biorreatoras.

No laboratório de preparo de reações, o Dr. Dario Grattapaglia, pesquisador renomado internacionalmente e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, explanou aos alunos sobre diversos assuntos que permeiam a vida acadêmica do estudante de agronomia, a saber: melhoramento genético, biotecnologia, transgenia. O pesquisador também enfatizou importância do conhecimento estatístico para o mercado de trabalho. No mesmo laboratório, Dr.ª Vânia Cristina Rennó Azevedo destacou trabalhos realizados sobre análise genética de plantas medicinais. Dr.ª Vânia é representante do Brasil no Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (GTTI Fitogenéticos) no âmbito da Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura da FAO (CRGAA-FAO).

Após a explanação dos pesquisadores, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de Genética Vegetal, tendo contato com estruturas e equipamentos utilizados para a extração, amplificação, eletroforese e sequenciamento de DNA.

Para a Profª. DsC. Telma Miranda dos Santos, viabilizadora da viagem, a visita técnica foi uma excelente oportunidade para atualização do conhecimento e a possibilidade de mostrar aos alunos a importância da pesquisa para o sucesso do agronegócio.

Segundo Soraya Franco, estudante do 5º período de Agronomia, a visita foi proveitosa. “Podemos avaliar melhor como os trabalhos de pesquisa são de extrema importância para o surgimento de novas tecnologias agrícolas. Os palestrantes tiveram o cuidado de preparar as palestras focadas nas atividades agrícolas e de pesquisa, além da oportunidade de conhecermos o local onde alguns trabalhos de melhoramento genético são desenvolvidos, estruturas dos laboratórios, equipamentos e outros setores. Esta visita com certeza fará diferença na forma como trabalhamos além de aumentarmos o conhecimento sobre as áreas de atuação do engenheiro agrônomo”, relatou a estudante.

Por: Profª. DsC. Telma Miranda dos Santos

 
FINOM
 
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
Galeria de Fotos
Confira todas as fotos

Saiba Mais

Docente da FINOM publica capítulo em e-book da UFU de Letras

Convite - Colação de Grau Oficial da Faculdade Finom

Acadêmicos de Pedagogia promovem Festa Junina na Finom

Faculdade Finom apoia II Simpósio de Fitopatologia da UnB

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas Home Finom Patos de Minas
LiveZilla Live Chat Software