Faculdade FINOM


  • Dezembro - 2017
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
             
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
               
    01 - Provas bimestrais
    02 - Sábado letivo(horário de 5ª feira)
    06 a 08 - Provas de 2ª chamada
    11 a 12 - Provas Finais
    16 - Sábado letivo e Encerramento do Semestre


    :: calendário PRESENCIAL 2018 :: calendário 1º semestre PRESENCIAL :: calendário 2º semestre PRESENCIAL :: calendário EAD 2018 :: calendário 1º semestre EAD/POS :: calendário 2º semestre EAD/POS
Responsabilidade Social é na FINOM


FACULDADE TECSOMA
Universia do Brasil

Alunos do curso de Agronomia realizam visita técnica na Embrapa em Brasília




No dia 19 de maio de 2017 os alunos do 5º, 7º e 9º períodos do curso de Agronomia da Faculdade Finom realizaram uma visita à EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília-DF. A Profª. DsC. Telma Miranda dos Santos e o Prof. DsC. Valdeir Dias Gonçalves acompanharam os alunos na visita. No período da manhã, os alunos e professores puderam aprimorar seus conhecimentos ao assistirem palestras com pesquisadores renomados.

A primeira palestra foi ministrada pela Drª. em Microbiologia Marlinda Lobo de Souza com o tema “Microbiologia com ênfase em vírus: controle biológico de pragas”. A Embrapa vem realizando pesquisas e desenvolvendo produtos à base de vírus. De acordo com a pesquisadora, existem vários exemplos de uso de vírus no controle de lagartas, especialmente Baculovirus, os quais não adquirem resistência.

A segunda palestra foi proferida pela Dr.ª Lilian Botelho Praça, engenheira agrônoma responsável pelo Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas e pela Coleção de Bactérias de Invertebrados. Segundo a técnica e pesquisadora Dr.ª Lilian, vários bioinseticidas já foram desenvolvidos pela instituição, especialmente para o controle de pragas agrícolas, mas também já contribuíram com pesquisas voltadas para o controle de vetores de doenças como dengue, Zica e Chikungunya.

A última palestra do período da manhã foi apresentada pelo pesquisador Ms. Francisco Schmidt cujo tema abordado foi Controle Biológico: parasitoides e predadores. O pesquisador enfatizou os benefícios da adoção do controle biológico como alternativa ao controle químico, assim como as dificuldades enfrentadas pela não adoção de inseticidas seletivos, o que resulta em redução dos inimigos naturais.

Durante a tarde
Após o almoço os alunos retornaram para a última palestra que foi apresentada pelo Dr. Emanuel Abreu. O analista falou sobre a importância do melhoramento genético de plantas, das ferramentas biotecnológicas utilizadas e das novas pesquisas com plantas biorreatoras.

No laboratório de preparo de reações, o Dr. Dario Grattapaglia, pesquisador renomado internacionalmente e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, explanou aos alunos sobre diversos assuntos que permeiam a vida acadêmica do estudante de agronomia, a saber: melhoramento genético, biotecnologia, transgenia. O pesquisador também enfatizou importância do conhecimento estatístico para o mercado de trabalho. No mesmo laboratório, Dr.ª Vânia Cristina Rennó Azevedo destacou trabalhos realizados sobre análise genética de plantas medicinais. Dr.ª Vânia é representante do Brasil no Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (GTTI Fitogenéticos) no âmbito da Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura da FAO (CRGAA-FAO).

Após a explanação dos pesquisadores, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de Genética Vegetal, tendo contato com estruturas e equipamentos utilizados para a extração, amplificação, eletroforese e sequenciamento de DNA.

Para a Profª. DsC. Telma Miranda dos Santos, viabilizadora da viagem, a visita técnica foi uma excelente oportunidade para atualização do conhecimento e a possibilidade de mostrar aos alunos a importância da pesquisa para o sucesso do agronegócio.

Segundo Soraya Franco, estudante do 5º período de Agronomia, a visita foi proveitosa. “Podemos avaliar melhor como os trabalhos de pesquisa são de extrema importância para o surgimento de novas tecnologias agrícolas. Os palestrantes tiveram o cuidado de preparar as palestras focadas nas atividades agrícolas e de pesquisa, além da oportunidade de conhecermos o local onde alguns trabalhos de melhoramento genético são desenvolvidos, estruturas dos laboratórios, equipamentos e outros setores. Esta visita com certeza fará diferença na forma como trabalhamos além de aumentarmos o conhecimento sobre as áreas de atuação do engenheiro agrônomo”, relatou a estudante.

Por: Profª. DsC. Telma Miranda dos Santos

 
FINOM
 
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
 
Abrir Galeria
Galeria de Fotos
Confira todas as fotos

Saiba Mais

Finom participa de “Encontro do Pacto Nacional pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de paz e dos Direitos Humanos”

Acadêmicos da Faculdade Finom fazem visita à Kinross

VII Connic é realizado na Faculdade Finom

Finom conquista mais um curso na área de Engenharia

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas Home Finom Patos de Minas
LiveZilla Live Chat Software