Faculdade FINOM


  • Fevereiro - 2018
    D
    S
    T
    Q
    Q
    S
    S
           
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28      
    01 a 03 - Capacitação Pedagógica
    06 - Início do semestre letivo
    18 - Sábado letivo
    20 a 24 - Matrículas de dependência e alterações de disciplinas
    27 - Recesso

    28 - Feriado de Carnaval

    :: calendário PRESENCIAL 2018 :: calendário EAD 2018
Responsabilidade Social é na FINOM


FACULDADE TECSOMA
Universia do Brasil

Histórico

A Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM é uma instituição particular de ensino superior, integrante do Sistema Federal de Ensino e mantida pelo Centro Brasileiro de Educação e Cultura - CENBEC.

A FINOM, historicamente, integra-se com a comunidade prestando serviços por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, aliados à produção do conhecimento, em sintonia com a realidade da região, estimulando a interação permanente com as redes de ensino pública e privada.

Por localizar-se em uma cidade histórica – a cidade de Paracatu – essa condição viabiliza a realização de atividades em conjunto com os centros de documentação e história, museus, associações comunitárias, associações comerciais e instituições educacionais, com o desenvolvimento de ações extensionistas de caráter educacional e cultural (palestras, cursos, exposições, conferências, encontros culturais, visitas monitoradas, projetos, estágios supervisionados, ações comunitárias, etc.). Enquanto instituição educacional, a Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, em consonância com a sua filosofia educacional, enfoca o caráter formativo do educando, salientando uma prática pedagógica mais próxima da realidade, que compreende a totalidade do ser humano, por meio do conhecimento produzido a partir da produção dialética.

A FINOM entende a autoavaliação como um processo contínuo por meio do qual a IES constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para tanto, reconhece como necessário:
  • •    Sistematizar informações;
  • •    Analisar coletivamente os significados de suas realizações;
  • •    Identificar suas potencialidade e fragilidades;
  • •    Estabelecer estratégias de superação de problemas.
Tudo isso só é possível se houver uma equipe de coordenação compromissada e motivada, informações válidas e confiáveis e o uso efetivo dos resultados.

Tendo com norte a identidade institucional, definida na missão e nos objetivos previstos no PDI, iniciou-se em 2004 um trabalho de sensibilização e discussão de estratégias com todos os segmentos da Faculdade, para que houvesse uma adesão ampla e pudéssemos atender às peculiaridades de todos os “campi”. Foram nomeadas CPAs de apoio à Comissão Central em todos os “campi”, constituídas com representantes discente, docente, coordenador de curso e funcionário, para auxiliar neste trabalho de conscientização e divulgação da importância da autoavaliação.

Hoje o processo de autoavaliação está totalmente informatizado. Aluno e professor acessam os questionários por meio do Sistema Acadêmico, e a leitura dos resultados é realizada pela Central de Processamento de Dados.

Após a aplicação dos questionários, os dados são computados, analisados estatisticamente e há cruzamento das informações pela Coordenação de Avaliação. A Coordenação de Avaliação programa também reuniões com os representantes dos segmentos envolvidos e, conjuntamente, discutem-se os resultados obtidos e as propostas estratégicas de mudanças a serem tomadas para a solução dos problemas detectados. Após, elaboram-se relatórios, que são apresentados e amplamente discutidos na Comissão Própria de Avaliação, para lavratura dos relatórios finais, que são encaminhados para todos os setores da FINOM.

A ampla divulgação dos resultados da avaliação e das melhorias deles decorrentes possibilita a continuidade do processo avaliativo e lhe dá credibilidade.

 

CPA
Apresentação
Composição
Documentos
Histórico
Objetivos
Regimento
Lei nº 10.851/2004
CONAES
SINAES
Localização
Contato


Saiba Mais

NAP promove formação de docentes da FINOM

Homenagem aos Formandos da Faculdade FINOM

Finom participa de “Encontro do Pacto Nacional pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de paz e dos Direitos Humanos”

Acadêmicos da Faculdade Finom fazem visita à Kinross

Todas as notícias

Início   |  Instalações  | Estrutura Organizacional  |  Histórico  |  Vestibular  |  Trabalhe Conosco  |  Aluno  |  Fale Conosco

FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas - Rodovia MG 188 - Km 167 - Bairro Fazendinha - Paracatu/MG - CEP: 38.600-000
Caixa Postal: 201 - Telefax: (38) 3311-2000 - E-mail: finom@finom.edu.br


Compatível com: Internet Explorer 7 ou superior - Mozilla Firefox

Faculdade FINOM Faculdade FINOM FINOM Patos de Minas Home Finom Patos de Minas
LiveZilla Live Chat Software